Deflagrada greve estudantil

Ontem (26), ocorreu assembleia geral das e dos estudantes da UFPR no pátio da reitoria, com quórum de 1088 participantes, segundo o DCE. A assembleia pautava a PEC 241, a MP 476 e a ocupação dos secundaristas e teve os ânimos esquentados com a clara presença de grupos que eram favoráveis a ocupação e contrários que puxaram palavras de ordem, vaias e aplausos.

Na hora do debate, os seguintes encaminhamentos foram feitos:

• Voto secreto na assembleia (não aprovado)
  • Votação em assembleias setoriais (não aprovado)
  • Posicionamento contra a PEC 241 (aprovado)
  • Carta de repúdio a UFPR pelo quinto cancelamento seguido da sessão da CEPE que discute a 96/15 (aprovado)
  • Formação de uma comissão de mobilização nacional dos estudantes (aprovada)
  • Formação de uma comissão de mobilização da UFPR (aprovada)
  • Greve estudantil imediata (aprovada)
  • Ocupação do Dom Pedro II (aprovada)
  • Ocupação do NC (não aprovada)
  • Ocupação do prédio administrativo da reitoria (não aprovada)

Após a assembleia o prédio Dom Pedro II foi imediatamente ocupado e soltaram um boato de que o setor de Sociais Aplicadas seria ocupado. Membros do MBL e estudantes contra a ocupação foram ao campus e um desentendimento ocorreu já que a diretora do setor mandou fechar o campus. O setor agora está ocupado pelo TRE para garantir o espaço para as eleições. No momento o Dom Pedro I e II e o Departamento de Educação Física estão ocupados.

ATUALIZAÇÃO: 🔗

Lista de locais ocupados na UFPR:

• Dom Pedro I
  • Dom Pedro II